EXPLICAÇÕES EM GRUPO
VANTAGENS E DESVANTAGENS
As explicações em grupo não são uma novidade, mas foram durante muito tempo uma realidade minoritária face à dominante explicação individual. Estão no entanto a tornar-se cada vez mais comuns e por várias razões; falta de professores para dar explicações, necessidade de oferecer serviços a preços mais baixos e até problemas com a disponibilidade de espaço físico.
Aos responsáveis de educação coloca-se a questão da eficácia destas explicações em grupo, na qual, para além do preço, não veem muitas vantagens. Mas há. Vamos comparar explicações individuais e em grupo.
Explicações Individuais
Na explicação individual, o explicador adapta-se ao ritmo, ao perfil e dificuldades de cada criança e às vezes, até ao estilo do professor da disciplina na escola que o jovem frequenta. O explicador está totalmente focado no aluno e conseguem-se resultados mais rápidos. Crianças tímidas e inseguras sentem-se mais confiantes para fazer perguntas e acabam por reagir melhor aos próprios erros.
Mas, para além de serem mais caras, as explicações individuais apresentam alguns inconvenientes como a menor interação social pois o jovem não está inserido num grupo de gente da sua idade e uma menor diversidade de perspetivas que ficam limitadas à do explicador.
Explicações em grupo
Nas explicações em grupo, as dúvidas que cada um coloca, são uma mais valia para os restantes elementos do grupo, que entram em contato com diferentes modos de encarar as matérias, enriquecendo as perspetivas individuais. Há um reforço no desenvolvimento das competências de comunicação e do trabalho em equipa.
O ritmo de progressão é normalmente mais lento pois o explicador não se pode concentrar em apenas um aluno.
TEMAS RELACIONADOS