VOLUNTARIADO
TODOS GANHAM
Em Portugal
Embora o “voluntariado” tenha uma longa tradição entre nós, está muito longe dos números de outros países. Portugal, com 6% da população envolvida em atividades de voluntariado, ocupa o 26º lugar entre 28 países europeus. No topo da tabela estão alguns dos países mais ricos do norte e centro da Europa com taxas de participação de cerca de 40% da população. Uma grande diferença!
Vantagens do voluntariado
O voluntariado tem muitos benefícios para uma sociedade, por mais evoluído e eficaz que seja o aparelho do Estado que a rege:
- Reduz desigualdades sociais complementando a ação do Estado em situações em que ele, seja porque razões forem, não atua.
- Fortalece as comunidades criando sentido de pertença, espírito solidário o que estimula o acompanhamento e o envolvimento na governação local e nacional.
- Promove o desenvolvimento de capacidades diversas nos voluntários como liderança, habilidades sociais , conhecimento real da sociedade, etc.
- É uma reserva da sociedade para situações de emergência de vários tipos como catástrofes naturais, crises económicas, etc.
O voluntariado deve, pelo exposto, fazer parte do processo educativo de todos os jovens. A melhor forma de se iniciar no voluntariado é em família e se possível, desde cedo.
Como começar
Comece em família. É a melhor maneira e com muitos benefícios para as relações intrafamiliares. E comece cedo! O exemplo é a melhor das pedagogias. Durante os primeiros anos, imitar os pais, é uma ótima forma de se "fazer" ao mundo.
O voluntariado dos mais novos, é uma oportunidade única para ensinar valores como empatia, solidariedade, responsabilidade social e cooperação.
Ao participar em ações voluntárias:
- Desenvolvem competências socio emocionais (como inteligência emocional e resiliência).
- Fortalecem a autoestima e autoconfiança, percebendo que podem fazer a diferença.
- Criam consciência cidadã, entendendo o impacto das suas ações na comunidade.
- Atividades voluntárias em família reforçam vínculos e promovem conversas significativas.
- Melhoria académica e desenvolvimento de capacidade de liderança e espírito de iniciativa.
- Felicidade e bem-estar: Crianças que ajudam sentem-se mais felizes e menos centradas no consumo.
TEMAS RELACIONADOS